Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Trump diz que levará luta do UFC para Casa Branca

Presidente dos EUA se cola às artes marciais mistas, com apelo a homens jovens e conservadores

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 jul 2025, 10h02

O presidente americano, Donald Trump, disse na quinta-feira 3 que planeja sediar uma luta do UFC na Casa Branca, dando início a uma série de eventos para marcar o 250º aniversário da fundação dos Estados Unidos no próximo ano.

“Todos os campos de batalha e locais históricos dos nossos parques nacionais terão eventos especiais em homenagem ao ‘America 250′”, disse Trump em evento em Iowa, na véspera do feriado de 4 de julho, Dia da Independência. “Teremos uma luta do UFC – pense nisso – na Casa Branca”, acrescentou, falando também em “Jogos Patriotas” com alunos do ensino médio para comemorar o aniversário de 250 anos dos EUA.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou os planos, acrescentando que o presidente está “falando muito sério”. E um representante do UFC confirmou à emissora americana CNN que há negociações em andamento para levar uma luta ao edifício que simboliza o poder presidencial americano.

Trump tem laços estreitos com o UFC – tendo comparecido a várias lutas recentemente, incluindo o UFC 316 em Newark, Nova Jersey, no mês passado –, bem como com o CEO da organização de artes marciais, Dana White. A amizade entre eles remonta pelo menos a 2001, quando ele batalhava para encontrar um local para uma luta do UFC e o magnata imobiliário concordou em sediar o evento em um de seus hotéis em Atlantic City. No ano passado, White tornou-se um vocal apoiador da campanha presidencial do colega e participou da Convenção Nacional Republicana, que coroou Trump como representante do partido nas eleições.

Em abril, ao assistir a uma luta em Miami, Trump se tornou o primeiro presidente em exercício a comparecer a um evento do UFC, participando também da “parada” tradicionalmente reservada aos atletas. Meses antes, logo sua vitória eleitoral em novembro de 2024, ele compareceu a uma luta do UFC na cidade de Nova York, onde foi ovacionado ao tomar seu lugar na primeira fila do ringue.

Continua após a publicidade

Não é uma escolha banal. Segundo analistas, a aproximação de Trump com as artes marciais o ajuda a conversar com eleitores, em especial jovens conservadores que vem sido agrupados com um rótulo chamado de “manosfera” – um importante estrato da sociedade para sua vitória eleitoral.

Trump, que há muito se autointitula um “lutador”, também explorou com sucesso a crescente e influente esfera de podcasts voltada para o público masculino. Muitos dos apresentadores, como Joe Rogan e Theo Von, discutem nos programas temas como condicionamento físico, promovem características tradicionais da masculinidade e compartilham com frequência seu profundo apreço pelas artes marciais mistas, especialmente o UFC.

Publicidade
OSZAR »

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

OSZAR »